Há diversas formas de realizar a escleroterapia. O tipo de tratamento indicado vai depender do estágio dos vasinhos. “O tratamento de varizes é muito individual e para cada tipo de paciente pode haver um tratamento mais adequado. Muitas vezes podendo ser necessária a associação de métodos de tratamento para um resultado mais eficaz e rápido”
Mas, entre os tipos possíveis, temos:
- Escleroterapia com substância líquida: mais indicada para as fases iniciais da doença e feita no próprio consultório. É realizada por meio de injeções com produto esclerosante diretamente nas varizes. A escolha do líquido dependerá da avaliação profissional. Uma das substâncias líquidas bastante utilizada é a glicose, que funciona melhor para vasinhos menores.
- Escleroterapia com espuma: esta técnica é indicada para casos especiais, sendo que a concentração do medicamento é menor, diminuindo as chances de manchas escuras, necrose e feridas na pele. A espuma é orientada por ultrassom, agregando mais precisão, eficiência e menos complicações.
- Escleroterapia a laser: o tratamento a laser veio somar, sendo, muitas vezes, utilizado em conjunto com a ecleroterapia líquida e com espuma. É feita uma cauterização dos vasinhos, não sendo recomendado para pessoas de pele negra ou muito bronzeadas.
O melhor tratamento sempre dependerá de uma avaliação inicial com um(a) especialista que poderá indicar qual ou quais técnicas se mostrarão mais eficazes para o resultado desejado. “Cada tipo de escleroterapia se enquadra dependendo do quadro clínico e da evolução da doença no paciente”