As ervas fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas e trazem inúmeros benefícios para a saúde e para o ambiente. Elas podem e devem fazer parte da alimentação saudável.
– manjericão melhora o fluxo sanguíneo, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. Ele normalmente é utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.
-A salsinha é um dos temperos mais famosos usados no Brasil. Ela possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. A salsinha também é rica em antioxidantes e age como anti-inflamatório. Pode ser utilizada no preparo de legumes, assados, sopas, massas, carne e frango.
-Além de muito saborosa, a hortelã tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, vasoconstritora, expectorante, previne problemas bucais e, ufa, ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Usada muito para preparo de chás e sucos, a hortelã pode dar mais sabor em pratos como feijão, batata, berinjela e cordeiro.
– O tomilho possui ação antioxidante e evita também o envelhecimento precoce. Ele ainda atua como antisséptico e ajuda combater doenças do aparelho respiratório. O tempero é muito utilizado em ensopados, pratos com feijão e carnes.
– O coentro é uma é erva muito conhecida e aromática, com folhas verdes que trazem um sabor fresco e quase cítrico, único ao paladar sem precisar da adição de sal marinho ou outros temperos. Um dos motivos para essa planta ser considerada indispensável na alimentação saudável, é pela sua versatilidade tanto na culinária quando em suas propriedades de tratamento.Quando o coentro floresce, produz sementes que intensificam o seu sabor, assim podemos usar tanto as sementes quanto todo o coentro, e aproveitar os benefícios que ele traz para o seu organismo.