Muitas pessoas já ouviram falar no tratamento de Botox, mas nem ao menos sabem como funciona tal processo. O mais importante antes de tomar qualquer decisão, é consultar um profissional da área de estética para saber o tipo de tratamento ideal para a sua pele.
Nada mais é do que um medicamento de origem biológica criado através da bactéria Clostridium Botulinum. O nome “Botox” é o mais popular, mas profissionais da área de estética usam o termo “Toxina Botulínica” para se referir ao tratamento.
O Botox não é indicado para qualquer tipo de ruga, apenas para as mais marcadas por forças de expressões da pele, como por exemplo as rugas da testa ou os pés de galinha.
Muita gente não quer iniciar o tratamento por receio de ficar sem expressões no rosto e com o aspecto de “congelamento facial”. Porém, isso é MITO.
É muito importante procurar um profissional altamente qualificado para que ele possa avaliar o seu caso com todo cuidado e saber a quantidade certa do material que deve ser injetado em determinadas partes do seu rosto. Não há uma prescrição única para a aplicação de Botox, é preciso fazer uma avaliação para saber qual a quantidade certa para cada caso.
Não existe uma faixa etária certa para utilização do tratamento, porém, cabe o bom senso do profissional e do paciente em saber se realmente é necessário, para que assim, não haja futuras complicações.
Geralmente, o tratamento é indolor e se sente apenas as picadas de agulha. Muitas pacientes dizem que não dói, mas é relativo. Os pacientes mais sensíveis podem recorrer a cremes anestésicos. Sobre efeitos colaterais, geralmente são raros, porém, o mais comum é a pálpebra cair temporariamente, a reação pode durar de 4 a 6 semanas. Também pode acontecer dores de cabeça ou manchas roxas nas picadas, mas esses casos são bem raros.
O resultado do tratamento não é imediato e demora em torno de mais ou menos 1 semana para fazer efeito, por isso o médico deve marcar retorno para avaliar se o paciente necessita de retoques.
Em modo geral, os médicos aconselham fazer até 2 aplicações de Botox por ano, para evitar certos tipos de complicações.
1 – Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha.
2 – Levantar os cantos da boca.
3 – Arquear as sobrancelhas.
4 – Melhorar as rugas no colo e no pescoço.
5 – Arrebitar levemente a ponta do nariz.
6 – Disfarçar a gengiva aparente ao sorrir.
7 – Combater o excesso de suor nas axilas, mãos e pés.
Antes de tudo, consulte um bom profissional que avalie individualmente o seu caso e o tratamento necessário.